terça-feira, 28 de junho de 2011

Projeto "O Despertar da Consciência Ambiental"



1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

ESCOLA ESTADUAL DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR
Projeto: “O Despertar da Consciência Ambiental”
Turno: Noturno
Disciplinas Envolvidas: Biologia e Artes
Professores Envolvidos: Sandra Oliveira da Silva Nascimento e Elizangela Morais de Lima Garcia
Profª STE: Sandra Aparecida Batista
Coordenação Pedagógica: Vanusa de A. Souza Lima
Gestor de Atividades Educacionais: Lindovan Peixoto
Direção: Edna Rosana Marques da Silva
Alunos Envolvidos: EJA-Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Regular

TEMA: “Conscientização e importância de preservar o Meio Ambiente”

2- INTRODUÇÃO

O Projeto “O Despertar da Consciência Ambiental” será desenvolvido com os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio e o Ensino Médio Regular do turno noturno, da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador de Novo Horizonte do Sul/MS, nas disciplinas de Biologia e Artes. Com o Tema: “Conscientização e importância de preservar o Meio Ambiente” realizado pelas Professoras Sandra de Oliveira da Silva Nascimento e Elizangela Morais de Lima Garcia. O presente projeto irá trabalhar a Educação Ambiental, principalmente, promovendo a mudança de comportamento das pessoas em sua relação cotidiana e individualizada com o meio ambiente e com os recursos naturais, com o objetivo de formar hábitos ambientalmente responsáveis no meio social. Evidenciar uma leitura crítica sobre a problemática ambiental e despertar para uma prática de conscientização. Assim, a transformação da sociedade seria o resultado da transformação individual dos seus integrantes. Na perspectiva de assumir que o fato de “cada um fazer sua parte”, por si só não garante, necessariamente, a prevenção e a solução dos problemas ambientais. Numa sociedade complexa, assumir no di-a-dia condutas coerentes com as práticas de proteção ambiental pode estar além das possibilidades da grande maioria das pessoas. De acordo com esta visão, as decisões envolvendo aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais, são as que condicionam a existência ou inexistência de agressões ao meio ambiente. Nesta concepção, o esforço da Educação Ambiental deveria ser direcionado para a compreensão e busca de superação das causas estruturais dos problemas ambientais por meio da ação coletiva e organizada. Assim, os alunos irão desenvolver este projeto com a comunidade em geral, a fim de conscientizá-los que devemos nos unir para cuidar do planeta. Pois, acredita-se que, ao participar do processo coletivo de transformação da sociedade, a pessoa, também, estará se transformando.

3-JUSTIFICATIVA
Fala-se muito em cuidar da natureza, em divulgar a ideia da sustentabilidade, em mudar a mentalidade das pessoas o mais rápido possível frente à fauna e a flora, frente à qualidade do ar que respiramos e as temperaturas que já estamos quase no limite de não suportar. Mas isso nunca será o suficiente! Já estamos sem tempo de evitar uma catástrofe ambiental maior, dos quais já notamos acontecer em ritmo acelerado por todo o planeta. Podemos assimilar rápido uma consciência mais adequada frente ao nosso meio ambiente. Podemos começar a inversão, ou seja, a recuperação do recuperável dos crimes já cometidos contra o planeta, contra nós mesmos. Mas a maior preocupação mora nos governos e empresas que só estão mesmo é preocupados com o momento presente. O meio ambiente pertence à humanidade, e isso parece não despertar a urgência de cuidar da natureza. Consciência ambiental refere-se a agir no cotidiano com a máxima atenção referente às atitudes ambientais corretas. É ter responsabilidade social, saber fazer as escolhas com inteligência ao gerar resíduos. É saber enxergar a curto, médio e longo prazo o resultado de seu relacionamento com a natureza. Ou seja, uma pessoa consciente representa o contrário do agir por impulsos ou agir sem pensar, em nosso caso, frente ao meio ambiente. Por isso, a importância de desenvolver este projeto para despertar a população de Novo Horizonte do Sul em ter uma consciência ambiental voltada para nossa realidade.

4- OBJETIVOS

4.1 - OBJETIVO GERAL

Formar hábitos ambientalmente responsáveis no meio social. Evidenciar uma leitura crítica sobre a problemática ambiental e despertar para uma prática de conscientização.

4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular os nossos alunos a pesquisa desenvolvendo seu senso crítico sobre as questões ambientais atuais;
Promover o debate de temas que envolvam questões ambientais vigentes em nosso Município e estado;
Desenvolver o lado da socialização dos alunos através do trabalho em grupo;
Tornar o conteúdo didático mais compreensivo através da prática com as visitas em campo e as pesquisas.

5-RECURSOS

Aparelho de som;
Computador com Internet;
Câmera digital;
Filmadora;
Impressora.

6- DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADES POR TURMA:

1º ANO - BIOLOGIA (ENTREVISTA)
Os alunos, em grupos, irão elaborar questões referentes ao Meio Ambiente no Município de Novo Horizonte do Sul em sala de aula e digitar utilizando a ferramenta BrOffice.org writer na STE. E entrevistar o responsável pela gestão de meio ambiente do município.

2º ANO – BIOLOGIA (PESQUISA DE RUA)
Os alunos, em duplas, irão pesquisar na STE as Leis do Novo Código Ambiental 2011, elaborar duas questões por dupla sobre os pontos críticos (polêmicos) relacionado a realidade de nosso município e em sala de aula discutirem com a professora sobre as questões elaboradas e formular um questionário para, junto com a professora, pesquisar a população.

3º ANO – BIOLOGIA (EDIÇÃO DO MATERIAL)
Os alunos, em grupos, irão pesquisar na STE as Leis do Novo Código Ambiental 2011, criar slides na ferramenta BrOffice.org Impress com pontos polêmicos para serem debatidos com os demais alunos, criar ainda, slides de conscientização da preservação do meio Ambiente. Apresentar o resultado do projeto do ano de 2010, viagem a Campo Grande com os melhores alunos nas disciplinas de Biologia e Ciências e projeto dos alunos do Noturno. Editar os vídeos da entrevista feita pelos alunos do 1º ano e a pesquisa feita pelos alunos do 2º ano no editor Mover Maker/openshot e apresentar a comunidade escolar no encerramento do projeto.

1ª FASE “A” EJA – ENSINO MÉDIO – ARTES (PRODUÇÃO DE CARTAZES)
Os alunos irão pesquisar na STE sobre a preservação do meio ambiente e produzir mensagens de conscientização e confeccionar cartazes para decorar a escola no dia da apresentação final do projeto para a comunidade escolar.

2ª FASE “A” EJA - ENSINO MÉDIO ARTES (ELABORAÇÃO DE PANFLETOS)
Os alunos, em duplas, irão pesquisar na STE sobre a preservação do meio ambiente e elaborar panfletos com dicas e imagens para melhor cuidar do meio ambiente para serem distribuídos a população no dia da pesquisa de rua feita pelos alunos do 2º ano. Confeccionar e imprimir na STE.


Apresentação do projeto para comunidade escolar
27/06/11


8-RECURSOS TECNOLÓGICOS

Todas as atividades serão fotografadas e filmadas pela professora da STE, para serem postadas no endereço do Blog da escola http://escoladorcelinafolador.blogspot.com e na página http://eesdorcelinafolador.wikispaces.com/ http://www.temponews.com.br http://www.nhsnoticias.com.br http://www.sed.ms.gov.br/




9-AVALIAÇÃO

A avaliação será no decorrer do desenvolvimento do projeto no desempenho e interesse pela realização das atividades , formulação da perguntas, pesquisas, entrevistas, confecção de cartazes e criação de slides.




10-REFERÊNCIAS

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&q=Leis+do+Novo+C%C3%B3digo+Ambiental+2011&oq=Leis+do+Novo+C%C3%B3digo+Ambiental+2011&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=1664l4743l0l10l4l0l0l0l2l478l1193l0.2.0.1.1
Fonte: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/enviromental-law/1268737-educa%C3%A7%C3%A3o-para-gest%C3%A3o-ambiental-despertar/#ixzz1OY8ila60









Um comentário:

  1. Parabéns a todos que colaboraram com este evento. Usar recursos tecnológicos no ensino é uma prática introduzida a pouco, os educadores devem aproveitar todas as oportunidades para usa-lo.(TICs) Grande parte de nós está estabelecendo em nossa rotina esse novo conhecimento a medida que aprendemos mais, temos muitas dúvidas, dificuldades, mais sobretudo disposição em dar nossa contribuição a docência contemporânea.

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