LÍNGUA ESTRANGEIRA
VIDEOCHAT EM INGLÊS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
OBJETIVOS:Participar de uma videoconferência, ou videochat, utilizando uma conversa informal.
CONTEÚDOS:Compreensão e produção oral;Wh-questions e Yes-no questions;Descrição de espaços;Expressão de gostos.
ANOS: 8º e 9º ano
TEMPO ESTIMADO: 06 aulas para cada turma
CRONOGRAMA
06 e 07/08/09 13 e 14/08/09 21/08/09
Preparação e 1ª etapa 2ª e 3ª etapa 4ª etapa
MATERIAL NECESSÁRIO
Computador com internet e programa de videoconferência, como o skype (faça o download e confira as configurações mínimas em skype.com/intl/pt/donwload/skipe/windows).
DESENVOLVIMENTO
Preparação
É essencial combinar com outro professor de Língua Estrangeira as datas para a realização da videoconferência – a atividade deve envolver escolas ou turmas distintas.
1ª etapa
Para apresentar o gênero conversa, elaborar com os alunos uma lista de informações pessoais que gostariam de saber quando conhecem alguém. Debata a diferença de informação privada e pública, pontuando sobre o que pode ser compartilhado num contato inicial com desconhecido.
2ª etapa
Discutir com a turma as diversas ferramentas da internet para conhecer pessoas, refletindo sobre as precauções necessárias nesses contatos. Apresentar a proposta de uma videoconferência em inglês com os alunos de outra escola ou turma, enfatizando que a missão da garotada será descrever o prfil dos participantes.
3ª etapa
Para orientar a atividade, elabore um formulário com os pontos que deverão fazer parte da conversa: name, nationality, birth date, school’s name, achool’s address, e-mail, grade, reading genres, musical genres, entertainment, hobbies. Com base no formulário, os estudantes devem criar perguntas do tipo wh –questions(what do you do in your birthday?, what do you do in your free time? Etc.) debater as possíveis respostas antes da realização da videoconferência.
4ª etapa
Organizar a videoconferência, procurando certificar-se de que todos tenham a possibilidade de se comunica. Cada aluno deverá registrar, no formulário, as informações sobre seu interlocutor.
AVALIAÇÃO
Durante as videoconferências, observar problemas de pronúncia e de compreensão, abordando as principais dificuldades em futuras aulas.
Fonte: Revista Nova Escola junho/julho2009 “A Tecnologia que ajuda a ensinar”
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário